A marca do axé
O Ilê Ogum Adiokô e Oya Tofã, apresenta a marca do axé, o logotipo que será utilizado como símbolo a partir de hoje. A logomarca foi desenhada com muito cuidado e carinho pelo Prof. e Escritor Willy Rosa, Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), sob a orientação de Pai Ronie, que lhe mostrou o significado da casa e a simbologia que deveria ser utilizada, para melhorar representar os Orixás da Casa.
As duas espadas cruzadas representam a força e união dos Orixás Ogum e Oya. A espada é a ferramenta que corta, serve para cortar o mal que se aproxima, cortar a mentira, e a impunidade. É Ogum quem executa a ordem, é ele quem pune o malfeitor. Oya juntamente com Ogum cortam com suas espadas tudo aquilo que não é bom para trazer a paz verdadeira a todos.
A bigorna, uma das principais ferramentas do Orixá Ogum faz a todos lembrar que sem Ogum não existiria nenhuma ferramenta, que todas as armas e ferramentas, antes de serem dos outros Orixás, foram forjadas por Ogum, juntamente com sopro divino de Oya, que como sua esposa o ajudava.
A irukere de Oya, mantém todos os maus espíritos afastados daqueles que estão sob sua proteção e cria um local de pureza e resgate com o divino e de limpeza espiritual.
Os búzios nos levam a sabedoria, paz e a tranquilidade dos Orixás, e nos mostram que somos seguidores de Ifá. A totalidade de 16 búzios em torno, representa Oxum, madrinha da Casa juntamente com Xangô.
O Círculo aberto, representa a continuidade, o inacabado, pois nunca estamos completamente prontos, estamos sempre nos aprimorando, e na religião sempre aprendendo.
A cor cobreada utilizada representa o aye em sua totalidade, já que estamos todos inseridos nele, e o branco dos búzios lembra Oxalá, que com seu alá, nos abençoa, e nos faz lembrar que a existência no aye é passageira, para nunca esquecer do divino. Para lembrar que ações de hoje refletirão amanhã. Que Xangô vê todas as nossas ações para julgá-las.
Assim o Ilê Orixá representa um local de resgate da religião africana, que através da força dos Orixás Ogum e Oya afasta todas as pessoas e espíritos ruins para desenvolver a fé a paz e prosperidade, sempre orientados por Ifá, que nos orienta para todas as decisões, a fim de não deixar a vaidade e vontade dos homens acima da decisão divina.