25 de Novembro, 2023

A união do vento e o ferro

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Fotos: Tiago de Oxum / Ijexá Produtora Afro

Quem diz que onde existe vento e ferro reina a guerra não conhece a Fortaleza Ilê Orixá, o equilibrio perfeito entre duas forças que juntas fizeram com que o que não parecia possível de ser feito se fizesse. O equilíbrio entre o que precisa ser feito e o que deve ser feito.

Pai Alexandre é aquele que todos recebe, auxilia, orienta, mostra o caminho a a esperança para cada um que busca a mudança, é a força que impulsiona, que faz acontecer, é vida abundante, vontade e a explosão da emoção de cada instante. Sabe sempre receber bem a todos, mesmo quando o corpo diz que é hora de parar, pois sabe que existe quem apenas quer um abraço seu, é o vento que por todos lugares passa e deixa sua marca.

Falar de Pai Ronie é complicado, porque falar da gente nunca é fácil, vejo Pai Ronie como quem faz e diz o que precisa, sem pensar se efetivamente será bom para todos, pois representa e força necessária para fazer, o que tem que ser feito. É o planejamento, a estratégia e o pensar na coletividade, o que importa é sempre o melhor para a maioria. Representa também a inquietação necessária para sempre buscar o melhor e crescer, pois nunca está satisfeito, sempre acredita que pode ser melhor, mesmo sabendo que somente as divindades são perfeitas.

Aqui no axé da Fortaleza não fazemos a guerra, fazemos a paz, aqui não constuímos soldados determinados apenas a seguirem em frente de acordo com um modelo já definido, aqui construímos pessoas, realizamos sonhos, fazemos a magia e assim construímos Fortaleza. Enquanto alguns estão preocupados em fazer a guerra aqui a nossa preocupação é transformar vidas, fazer a mudança, fazer orixá e deixar marcas por onde passarmos, pois fazer apenas por fazer nada adianta.