Abertura para Exú Bará

A 8 anos o Ilê Orixá realiza sua abertura no cruzeiro antes de iniciar um toque aos orixás, a 8 anos Bará Exú é reverenciado pelo Ilê Orixá, pois a 8 anos o Ilê Orixá foi fundado, e no último dia 27 de setembro foi a data de comemoração dos 8 anos de fundação do axé. que fez seus 8 anos de fundação no dia 30 de setembro.

Saudar o orixá dos cruzeiros é poder reverenciar quem nos conduz em todos os lugares, de todas as formas, é saber que somos sempre conduzidos por ele, por independente do orixá que nos cuida e nos guia é sempre Exú que devemos reverenciar antes de qualquer outro orixá, pois somente ele dá condições de tudo mais acontecer.

Exú é o orixá do movimento, quem faz a vida ocorrer, é aquele que permite que tudo mais acontece, ou que nada ocorra, é um orixá brincalhão, mas nem por isso de menor importância, Exú é movimento de vida, é transformação, é o sangue que corre em todos nós, é a força que sempre está na nossa frente, nos guiando, nos cuidando e também orientando, pois somente Exú está em toda a parte, em todos os lugares, assim como também pode não estar em nenhum lugar.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 784 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar