Aniversário de 6 anos do Ilê Orixá faz homenagem para Odé
O Ilê Orixá comemorou 6 anos de fundação no dia 30 de setembro, mas comemoração do aniversário de 6 anos de fundação do Ilê Orixá neste ano, ocorreu no dia 29 de setembro, após consulta a Ifá por Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya foi determinada que seria para Odé e Otim, os orixás responsáveis pela caça e a fartura. Em nossa tradição Odé está associado a cor azulão e Otim a cor azulão com branco, são orixás que trazem de mata. Para os iorubás Odé foi o maior caçador que já existiu.
São 6 anos de vivência intensa na religião, 6 anos de muitas conquistas para o axé e todos os que estão de alguma forma ligados ao axé, somente quem está desde o início sabe o quanto tudo já mudou, quantas foram as transformações que ocorreram, e quem está sabe o quanto ainda irá mudar, pois um axé é sempre dinâmico, está sempre em movimento. E em especial o axé de Odé sempre esteve muito presente dentro do Ilê Orixá, Pai Ronie lembra que o axé foi fundado a partir de um axé para Odé, assim como a aquisição do terreno ao lado do Ilê, que possibilitou a expansão do axé.
Da mesma forma que já se fez em outras ocasiões, neste xirê foi servido axé referente a estes orixás. Todos os que estiveram presentes foram servidos com milho cozido e carne de porco enfarofada. Tanto a espiga de milho como a carne de porco serve-se no Ilê Orixá para Odé e Otim, e ao servir aos que estavam no xirê compartilha-se o axé destes orixás, pois axé deve sempre ser dividido, compartilhado com todos. Orixá sempre divide seu axé com outros orixás e também com amigos filhos.
Foi colocado no quarto de santo um axé para a obrigação, onde todos fizeram seus pedidos e agradecimentos para os orixás caçadores, pedidos de proteção de saúde, de novas coquistas. Foi umm toque fechado ao seus filhos do axé, e alguns poucos amigo que sabiam da data. Um momento de fé e de sentir a força do axé que vive dentro de cada um.
Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum desejam que o axé de Odé e Otim tragam sempre muitas conquistas a todos, fartura, oportunidades e saúde, em todos os momentos da vida de cada um que passou por esta noite, e que igualmente seja estendido a todos os amigos que não estiveeram, mas que estavam de coração.