Aniversário de 6 anos do Ilê Orixá faz homenagem para Odé

O Ilê Orixá comemorou 6 anos de fundação no dia 30 de setembro, mas comemoração do aniversário de 6 anos de fundação do Ilê Orixá neste ano, ocorreu no dia 29 de setembro, após consulta a Ifá por Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya foi determinada que seria para Odé e Otim, os orixás responsáveis pela caça e a fartura. Em nossa tradição Odé está associado a cor azulão e Otim a cor azulão com branco, são orixás que trazem de mata. Para os iorubás Odé foi o maior caçador que já existiu.

São 6 anos de vivência intensa na religião, 6 anos de muitas conquistas para o axé e todos os que estão de alguma forma ligados ao axé, somente quem está desde o início sabe o quanto tudo já mudou, quantas foram as transformações que ocorreram, e quem está sabe o quanto ainda irá mudar, pois um axé é sempre dinâmico, está sempre em movimento. E em especial o axé de Odé sempre esteve muito presente dentro do Ilê Orixá, Pai Ronie lembra que o axé foi fundado a partir de um axé para Odé, assim como a aquisição do terreno ao lado do Ilê, que possibilitou a expansão do axé.

Da mesma forma que já se fez em outras ocasiões, neste xirê foi servido axé referente a estes orixás. Todos os que estiveram presentes foram servidos com milho cozido e carne de porco enfarofada. Tanto a espiga de milho como a carne de porco serve-se no Ilê Orixá para Odé e Otim, e ao servir aos que estavam no xirê compartilha-se o axé destes orixás, pois axé deve sempre ser dividido, compartilhado com todos. Orixá sempre divide seu axé com outros orixás e também com amigos filhos.

Foi colocado no quarto de santo um axé para a obrigação, onde todos fizeram seus pedidos e agradecimentos para os orixás caçadores, pedidos de proteção de saúde, de novas coquistas. Foi umm toque fechado ao seus filhos do axé, e alguns poucos amigo que sabiam da data. Um momento de fé e de sentir a força do axé que vive dentro de cada um.

Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum desejam que o axé de Odé e Otim tragam sempre muitas conquistas a todos, fartura, oportunidades e saúde, em todos os momentos da vida de cada um que passou por esta noite, e que igualmente seja estendido a todos os amigos que não estiveeram, mas que estavam de coração.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 545 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar