Balança para confirmar a obrigação realizada
Durante a obrigação do dia 12 de dezembro foi realizada balança para confirmar o assentamento dos Orixás Bará Lodê, Ogum Avagã, Xangô Aganju Ibeji e Oxum Pandá Ibeji, de Pai Alexandre, além da obrigação de filhos. Dentro da tradição do batuque do Rio Grande do Sul, sempre que se realiza obrigação de quatro pés se deve realizar a balança, também chamada de roda de quatro pé, onde o orixá Xangô, observa e julga a obrigação. É um ritual exclusivo do batuque do Rio Grande do Sul.
Participam da balança somente os que possuem obrigação de quatro pés, por tratar-se um ritual de intensa força, na qual todos os participantes devem estar preparados para participarem. Após o ritual da balança é realizada a dança do alujá onde segundo alguns teólogos da religião Xangô faz a dança da guerra, onde simula a retirada de pedras de fogo, para jogar, após o alujá de Xangô vem o alujá para Iansã.
Pai Alexandre agradece a todos que participaram deste axé, e que seja para fortalecimento de todos, com axé de muita saúde, prosperidade, amor e união.