Bori de Pai Ronie de Ogum

Fotos: Tainá de Xapanã

Na última semana, no dia 15 de julho, foi realizado por Pai Ronie de Ogum Adioko o seu bori de 4 pé, na presença de muitos dos filhos e netos do axé, além de Pai Alexandre de Oya Tofã. A obrigação ocorreu no final da tarde e foi levantada no domingo, dia 18.

O corte para o ori é realizado por Pai Ronie de Ogum Adioko desde , a fundação do axé, mas sempre com a orientação de ifá através do jogo de búzios, que conduz o axé herdado de Xangô Aloxé e hoje conduz uma grande família religiosa juntamente com Pai Alexandre de Oya Tofã.

Com esta obrigação, de ori fortalecido, as demais atividades do axé seguem, para no mês de outubro os filhos de Pai Ronie cumprirem seus ritos aos orixás, já que todos os filhos do axé cumprem suas obrigações de forma anual, mantendo assim a obrigação de todos sempre em dia.

A obrigação do ori é sempre acompanhado de axé coletivo para a saúde todos os amigos e filhos que possuem doentes, não tendo nunca sido cobrado nenhum axé por isso, pois se compreende que saúde todos precisam. E o axé não se mostra pois é sempre fechado aos que fazem parte da Fortaleza.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 1048 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta