Carinho e fartura decoraram o quarto de santo

O mais importante ao decorar um quarto de santo com certeza é o carinho dedicado aos orixás em cada gesto, em cada doce, ou em cada flor. Cada um dos detalhes conta uma parte da história, traz consigo uma lembrança e a força do axé de quem fez, pois na tradição africana tudo é dotado de axé, tudo é dotado de força, que constrói, que edifica, que sustenta.

Especialmente nesta obrigação não foram somente flores e doces colocados dentro do quarto de santo também mudas palmeiras. Duas na entrada do quarto de santo e uma delas dentro. A palmeira possui uma grande simbologia para o culto africano, especialmente no culto ao orixá Ogum, pois representa a folha de mariwo que Ogum se veste, ao desfiar a folha do dendezeiro. Cobrir os espaços sagrados com folhas de palmeira é antes de tudo cobrir o espaço com o axé de Ogum, que fica não somente representado na decoração, mas está materializado aos que com coração limpo e respeito o conseguem ver.

Todos os doces que ficam na decoração são distribuídos durante a festa, aos orixás que se manifestam. Levar um doce, uma flor ou qualquer outra coisa que recebemos em um axé é ter o privilégio de levar junto uma parte do axé do orixá que distribuiu o seu axé, por outro lado ignorar um doce recebido, uma folha, ou uma flor, é desprezar um axé, por isso se não gostamos de um doce, devemos dar de presente a quem gosta, a quem precisa e principalmente aos que buscam o axé do orixá e não somente o valor doce, pois muitas vezes no axé mais simples é que conseguimos encontrar a verdade, encontrar a força que precisamos para seguir em frente.

Como axé não se desperdiça, mas se cultiva, todas as mudas de palmeiras que foram utilizadas na decoração foram logo após o batuque plantadas no espaço físico do Ilê, plantando desta maneira o axé de Ogum e dos filhos que juntos ajudaram a trazer as mudas. Plantar um axé é fazer com que ele cresça. Que o axé de todos os orixás seja para trazer crescimento espiritual para todos. Axé

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 608 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

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