Decoração do quarto de santo

Sempre é bom registrar, pois é uma forma de lembra no futuro o que foi feito, como estava e também poder ver a evolução de todos. Nesta página está a decoração de como estava o quarto de santo na noite de comemoração dos 9 anos de Oya Tofã e seus filhos, onde se pode perceber o carinho de todos e a grande fartura que estava presente durante a festa.

O quarto de santo ou peji é o local mais sagrado de toda a casa de axé nos cultos afro-brasileiros, pois é o local onde são realizados nossos pedidos, é onde nossos orixás possuem suas vasilhas com as respectivas quartinhas e também onde eles recebem suas obrigações e axé, é um local de intensa força, magia e paz.

Durante o toque aos orixás é o local onde a maioria das pessoas decora e também coloca frutas, doces, flores e o que mais quiser distribuir entre os convidados e amigos do axé, neste caso tudo passar primeiramente pelo quarto de santo, onde os orixás podem ver o que será distribuído o que será servido. É o momento onde tudo recebe o axé dos orixás, e consumir estes alimentos é se nutrir um pouco do axé de cada um dos orixás que ali estam.

Todo alimento é axé, e quanto mais axé se distribui mais axé se recebe, orixá é vida é fartura, é alegria, união, paz e amor. Aos fazer a distribuição de doces e frutas estamos distribuindo o axé de nosso orixá, da mesma quem recebe, está recebendo este axé.

Que todos aqueles que tenham consumido uma parte deste axé potencializem em suas vidas com axé de fartura, saúde, prosperidade e união na casa de cada um, é o que desejam Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 1012 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar