Decoração do quarto de santo

Sempre é importante registrar a memória de um evento, pois isto faz com que se registre a história, nos faz lembrar. Dizem que a história é cíclica, e para os yorubás ela é, mas mesmo assim ela pode apresentar particularidades únicas em cada evento, desta forma aqui fica registrado a história de como estava a decoração do quarto de santo no Toque de Terminação da obrigação de Oya Tofã, que ocorreu no dia 10 de dezembro de 2015.

Esta foi a primeira vez em que o quarto de santo foi decorado com um arco formado de flores, com a planta três marias, com o oxé de Xangô e espelhos para Oxum, que estavam representando os orixás assentados por Pai Alexandre de Oya (Bará Lodê, Ogum Avagã, Xangô Ibeji e Oxum Ibeji). Nos detalhes da decoração se observa gamelas com frutas, essencialmente bananas, representando Xangô, orixá responsável pela iniciação de Pai Alexandre de Oya Tofa.

Que todos os orixás abençoem aos filhos, aos amigos e clientes que prestigiaram a obrigação com axé de prosperidade, saúde, paz e harmonia, e que o axé de todos os orixás se expanda para a casa de cada um que busca na religião africana a forma de se comunicar com o sagrado.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 608 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar