Dois anos sem Pai Sérgio de Xangô
Há exatamente dois anos, no dia 31 de maio, Sérgio Machado Trindade, o Pai Sérgio de Xangô ou simplesmente Bába Sérgio de Xangô falecia e deixava um legado religioso para os seus descendentes que vivem o axé que foi plantado por ele, e assim fazem com que axé de Xangô esteja sempre vivo.
Bába Sérgio, residia na cidade de Canoas, no bairro Rio Branco, onde atendia a maioria de seus clientes e também os seus filhos de santo, e o seu Ilê ficava na cidade de Gravataí, no distrito de Morungava, carinhosamente chamado por ele de Templo ou simplesmente sítio.
O seu templo religioso era onde realizava as obrigações aos orixás e lindas festas para o orixá Xangõ, que ocorriam sempre no mês de setembro, foi o responsável pela iniciação de Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya que mais tarde fundaram o Ilê Orixá na cidade de Gravataí.
A foto em destaque refere-se ao dia que foi servido amalá para Xangô, um rito em que realizou em diversas vezes no Ilê, no qual servia o seu amalá no quarto de santo e depois todos os demais dentro do axé eram servidos, rito em que se baseou em visita no Ilê Opo Afonjá na cidade de Salvador.
Foto: Arquivo Ilê Orixá / 16 abr 2011 – Ilê Obá Iná Xangô Godô Aloxé