11 de Setembro, 2026

Em julho a Fortaleza Ilê Orixá é de Odé e Otim

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

No mês de julho a Fortaleza Ilê Orixá dedica todo o mês para os orixás Odé e Otim, orixás responsáveis pela caça e também pela fartura na vida, estão ligados a mata intocada, onde os seus segredos são preservados.

A caça de Odé nunca é uma caça para fazer riqueza, mas sempre a caça dedicada a alimentação e a subsistência, pois respeita os animais, a vegetação e todos os espaços da natureza, adoram os frutos principalmente nativos, não cultivados, sendo orixás muito ligados ao cuidado com a natureza.

Cultuar Odé é sempre ter o foco, mas geralmente é o ponto fraco de seus filhos que tendem a perderem o foco, geralmente iniciando muitas coisas e nada conseguindo concluir, vivendo apenas no imaginário e no sonho, faltando decisões concretas, muitos agindo sempre apenas pela impolgação.