Entrada da Fortaleza nos 14 anos de Tofã

Fotos: Thiago e Vilnei / Ijexá Produtora Afro

Hoje o Ilê Orixá possui uma bela fachada, mas nem sempre foi dessa forma, mas após muito trabalho e dedicação a Fortaleza possui hoje uma bela entrada para poder receber todos os seus visitantes, filhos, amigos e também clientes do axé, que podem ser sempre bem recebidos.

E uma entrada que encanta no meio da vegetação que faz com que a energia do local seja ainda mais forte, encanta todos que passam e todos que entram, pois o axé não está apenas dentro do quarto de santro, mas também nas mãos de todos que fazem parte do axé. Axé este que está em cada planta, e também está em cada pedaço de terra que se pisa, e no ar que se respira no local e também em todos frutos e folhas que nascem dentro do axé, que servem de alimento para pássaros e diversos outros animais que passam por aqui.

Tudo que ocorre na Fortaleza é fruto da força dos orixás que na Fortaleza fizeram morada e que fazem com que não se consiga compreender toda a magia que acontece dentro do axé, pois somente quem é dentro deste axé é capaz de compreender a força do axé.

Assim, não é apenas uma entrada de um Ilê, é a entrada da Fortaleza, é a entrada para sentir a força de um axé que inspira, que cresce, que se fortifica a cada dia, tornando o espaço todos os dias mais sagrado, mais belo e também mais encantador.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 1048 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta