7 de Janeiro, 2012

Fé, alegria e Axé na inauguração do Ilê de Ogum e Oyá

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

O Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã tem como missão principal atender a comunidade local propiciando o resgate de valores, ajuda espiritual e fortalecimento da  fé.

A religião africana está sustentada na ancestralidade, na compreensão da importância do velho para a sociedade e no compartilhamento do conhecimento com todos, não basta saber  a religião, não basta conhecer, a religião tem que ser vivida. E para viver a religião é importante que a fé de cada um seja alimentada, e o alimento da fé é a força que cada um traz dentro de sí, ao qual chamamos de axé.
Desenvolver o axé individual de cada um, para tornar-se cada vez mais presente, de forma a estreitar o elo de ligação entre o homem e o sagrado, deve ser o objetivo de cada Ilê.
Pai Ronie de Ogum Onirê, foi iniciado em 2005, no axé de Xangô Godô Aloxe, ano em que fez bori e recebeu axé de Obé. Em 2007 a sua obrigação foi completada e recebeu axés de Ifá.
Em 2011, apadrinhado pela Mãe Joice de Oya, confirmou seus axés de Obé e Ifá.
Pai Alexandre de Oya Niqué foi iniciado em 2007, no axé de Xangô Godô Aloxe, ano em que recebeu axés de Obé e Ifá.
Esta obrigação teve início no dia 22/09, com o bori de Pai Ronie e corte para os Orixás Bará Lanã, Bará Agelú, Ogum Onirê, Oya Niqué, Yemanja Bomi e Oxala Bocum.

O dia 30/09 foi de uma emoção para o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, onde dezenas de pessoas esperavam a recepção de chegada dos Orixás de Pai Ronie, que foram recebidos com muita felicidade, carinho e respeito por todos.

No dia 07/10 foi cortado para o Orixá Bará Lodê e Ogum Avagã e no dia 08/10 foi realizado o corte para os Orixás Xangô Aganju, Obá, Odé, Otim, Ossanha, Xangô Ibeji, Oxum Ibeji, Xapanã, Oxum e dia 09/10 para o Orixá Orumilaia e no dia 13/10 a confirmação.

Pela manhã do dia 14/10 foi realizado o axé do peixe para todos os Orixás. Este axé tem a finalidade de trazer prosperidade e fartura a todos. A mesa de Ibeji ocorreu no dia 19 de outubro e no dia 22 a terminação.

O Ilê Ogum Adioko e Oya Tofã, dirigido por Pai Ronie e Pai Alexandre, está localizado na Rua Vidal Brasil, 559, Bairro Mundo Novo, na cidade de Gravataí.
Agradecimentos:
– Ao Orixá Xangô, por ter me iniciado na religião dos Orixás, e me ensinar que a religião está acima das vaidades e vontades individuais de cada um.
– Ao Orixá Ogum, por não permitir que minha fé fosse diminuída, por me proteger todos os dias e fazer forte.
–  A mãe Joice de Oya, por ter confiado e confirmado meus axés.

– A Cheila de OXalá pela humildade, respeito, dedicação e fé nos Orixás.

– A Andréia de Oya pela amizade e ajuda na obrigação

– A Fernanda de Xangô Aganju pela ajuda no decorrer da obrigação
– A Wilmar de Oxum Pandá pela cooperação e auxílio na abertura do Ilê
– Ao Alabê José do Bará Lodê pelo magnífico toque aos Orixás na obrigação.

– Aos demais Orixás por todos os ensinamento recebido e todas as alegrias

– A Sra Rosângela e Sr Valério pela ajuda incondicional para a realização desta obrigação.