Fé no chamado aos orixás
Com em qualquer outra obrigação, antes de se inciar se faz o chamado aos orixás, não que estes não estejam sempre ali, sempre cuidando, observando e prontos para ajudar. Chamar os orixás é como pedir sua permissão para iniciar, é avisar ao legítimo dono do espaço físico que se vai começar, isso se chama respeito.
E o respeito é um dos elos de maior importância dentro da religião tradicional yorubá, pois um dos nossos pilares é saber que todos sao iguais, que todos merecem e devem ser respeitados.
O chamado aos orixás geralmente é realizado de joelho, pois além de nos colocarmos em uma posição de humildade estamos em contato direto com o solo, que é um local sagrado dentro de nossa tradição. Este chamado aos orixás ocorreu no dia 17 de dezembro de 2015, antes do início da mesa de Ibeji.
Ser de um axé é saber que o orixá sempre escolhe o melhor para nós, é entender que ele é nosso objetivo, por isso sempre é importante deixar que ele saiba o que fazer para nós. Pedir ao orixá, avisar antes de começar um ritual, é também mostrar a ele que precisamos continuar sendo conduzidos por ele, é ter a certeza que sempre estamos bem conduzidos com a sua ajuda.
Que todos os orixás estejam sempre ao lado de cada um que acredita na força sagrada dos orixás.