16 de Novembro, 2019

Ivone de Iemanjá leva seus orixás para casa

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

O dia 7 de novembro deste ano foi a data em que Pai Ronie de Ogum entregou os orixás de Ivone de Iemanjá em suas mãos para que retornassem para a sua casa. Seus orixás estavam, no Ilê Orixá desde o dia 2 de outubro, para poderem descer para comer juntamente com a obrigação de Ogum Adioko.

Na ocasião de entrega dos orixás de Ivone de Iemanjá, Pai Ronie de Ogum também entregou seus orixás Lodê e Ogum Avagã, que com a sua ida para a sua casa passam a cuidar de sua casa e completam a sua obrigação, com a abertura de seu Ilê, localizado na cidade de Canoas.

O Ilê de Ivone de Iemanjá, denominado Ilê Orixá Iemanjá e Ogum, está localizado na cidade de Canoas, no bairro Niterói, que juntamente de sua Iemanjá, com 45 anos de vasilha vai ser responsável pelo seu Ilê, que também abriga o Ogum de Antonio, com 44 anos de feitura, ambos os orixás feitos por Mãe Eva de Ogum, conhecida pela comunidade batuqueira como Mãe Eva do boi.

Com a abertura de sua casa, é uma raiz do Ilê Orixá, mais uma raiz plantada do axé, raiz da Fortaleza Ilê Orixá, raiz de Ogum Adioko e Oya Tofã, axé sempre em movimento, pois o axé é de movimento.