23 de Maio, 2017

Mesa de Ibeji nos 10 anos de Oya Tofã

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Ocorreu no dia 1 de abril a mesa de Ibeji como parte do rito de comemoração dos 10 anos de Oya Tofã e obrigação de seus filhos, reunindo dezenas de crianças da comunidade local, inclusive com crianças em situação de vulnerabilidade social, como sempre o terreiro fez, mantendo suas portas abertas a todos que buscam o axé de alguma maneira. O axé do terreiro nao deve ficar preso, deve expandir, romper sus barreiras e desta forma levar o axé dos orixás. Uma casa de axé possui dever de ajudar a minimizar o sofrimento das crianças a levar saúde e conforto.

A mesa de Ibeji dentre outras coisas além de possibilitar momentos de alegria para as crianças também faz uma parte de trabalho social já que abre o espaço do salão dos orixás para que crianças da comunidade local serem servidas, para que as crianças recebam o axé dos orixás. Fazer uma mesa de Ibeji é pedir para Ibeji trazer também proteção e saúde a todos, a ajudar a intercederem pelos que precisam.

Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko, juntamente com os filhos do axé desejam que todas as crianças que estiveram presentes levem as suas vidas axé de muita saúde, harmonia e prosperidade.