Esú mu wa ni ominira lati ni anfani lati rin ati ki o wun. Wa ototo ni o wa nigbagbogbo šii ati ti o si wa oju mi nibikibi ti mo ti lọ. Esú nos traga a liberdade de podermos caminhar e de escolha. Que nossos caminhos estejam sempre abertos e vós seja os meus olhos por onde eu passar.
Esú, conhecido na nação batuqueira como simplesmente Bará é o orixá responsável por tudo o que fazemos, o que não fazemos e também o que somos, pois nada é possível de ser realizado sem sua vontade, sem sua permissão, tudo passa por ele. Desta forma a comunidade de axé Ilê Orixá se diferencia por sempre, deste a inauguração do axé no ano de 2011 ir reverenciar na rua antes do início do toque este orixá de grande importância para a matriz africana. A saudação com pedidos e agradecimentos é sempre realizada com muita pipoca, que após ser colocada no cruzeiro é jogada sobre todos os presentes, fazendo com que o axé de Esú Bará seja estendido a todos os que estão no local, levando saúde, prosperidade, alegrias e paz para a casa de cada um.
Durante esta obrigação, para Pai Alexandre de Oya Tofã esta saudação foi diferente pois estava comemorando os 10 anos de sua mãe Oya Tofã, que pela primeira vez recebeu de comer por suas mãos, em uma obrigação iniciada ainda no mês de março e com termminação em 8 de abril, momento muito mais de agradecer por tudo do que pedir.
Pai Alexandre e Pai Ronie agradecem a todos os filhos e aos amigos que estiveram presentes durante a saudação ao orixá Bará Esú, e deseja que todos conquistem o que desejam e precisam para suas visdas, e que Esú esteja sempre ao lado de cada um, orientando, conduzindo e auxiliando na tomada de cada decisão.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.