O quarto de santo em festa

Para toda obrigação decoramos o quarto de santo, algumas vezes mais outras vezes menos, mas sempre com carinho e fé. No dia 31 de março o quarto de santo estava em festa para a comemoração de mais um toque em homenagem a Oya Tofã.

Na decoração além de doces e frutas o carinho e a fé de cada um que depositou  seus agradecimentos e pedidos aos orixás.

O quarto de santo de cada Ilê é o seu coração, a razão de ser e de existir de cada casa, ´é o local onde rezamos aos nossos orixás, onde depositamos nossos pedidos e nossas oferendas são colocadas, também onde o sangue dos animais sacralizados é depositado nas vasilhas rituais ou sobre os orixás.

A fartura no quarto de santo representa fartura a ser oferecida, e quanto mais axé é disponibilizado também mais axé se recebe, não se recebe aquilo que fazemos esperando receber, mas recebemos por tudo o que fazemos. Religião é respeito, é fé e também dedicação ao sagrado.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 548 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar