O rito da mesa de Ibeji

Fotos: Prisicila de Ogum e Thayná de Xapanã

O rito da mesa de Ibeji foi realizado no dia 17 de abril, as 15 horas, como parte da obrigação de Oya Tofã e seus filhos, em comemoração aos 14 anos de Tofã. Este ano a obrigação ocorreu durante a oandemia de Covid-19, devido a isso a mesa de Ibeji foi fechada ao axé, mesmo assim com todas as medidas protetivas necessárias para evitar o contágio de coronavírus.

E em um momento que o mundo vive, cheio de incertezas e com a doença assombrando todos, nada como magia de Ibeji para trazer a esperança, a saúde e a misericórdia de todos que precisam de seu axé, de pureza, de traquilidade e também de alegria contagiante em todos.

Que o axé de Ibeji seja assim para levar bons momentos para todos os lares, de todas as pessoas que necessitam de um carinho, de uma plavra ou ainda apenas de um abraço acolhedor no momento atual em que estamos todos videndo.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 973 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar