Fotos: Tiago / Ijexá Produtora Afro
O dia 11 de dezembro de 2021 sem dúvida marcou a Av. El Cadiz, em Morungava, onde localiza-se o sítio Ilê Ifé, local de mata nativa, onde todos os anos anos, se faz a entrega de tabuleiro aos orixás, desde o ano de 2011, ano de fundação do axé.
Este ano, foi realizado o primeiro toque aos orixás no meio da da mata, com a presença de filhos do axé e alguns poucos amigos, mas sem dúvida a energia na abertura do Bará foi única. Auxiliaram a segurar a bacia de pipoca os filhos de Oya e Iansã, já que para a Fortaleza Ilê Orixá é o orixá correspondente ao ano de 2022, conforme orientações do jogo de búzios.
Com a abertura de Bará Exú no cruzamente próximo a Associação dos Moradores, se deu início a obrigação no local, reunindo dezenas de pessoas ao som de tambor, que anunciava o rito que pela primeira vez foi realizado no local, onde no início somente Pai Alexandre e Pai Ronie faziam seus pedidos e agradecimentos.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.