7 de Março, 2021

Pai Alexandre de Oya realiza seu bori

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Foi no último dia 4 de março, quinta-feira, que Pai Alexandre de Oya Tofã cortou 4 pé para o seu bori, no ano em que sua mãe Oya Tofã comemora os seus 14 anos de assentamento, onde 9 anos deles são dentro da Fortaleza Ilê Orixá.

Devido ao atual momento vivido neste ano com o agravamento da pandemia, a obrigação ocorreu no meio de muitas restrições de visitas e de filhos do axé que poderiam estar presentes, tendo permitida apenas a presença de filhos necessários para conduzir o rito, a fim de preservar a saúde de todos e estar de acordo com as determinações estaduais, mas não foi por isso que a obrigação deixou de ser plenamente com muito axé e fé.

Na ocaisão além de poucos filhos do axé autorizados a estarem presentes, estava Pai Ronie de Ogum Adioko, que acompanhou a obrigação, que culminou com a levantação no dia 7 de março, em um momento de intensa emoção.

Que seja uma obrigação de calmaria, de saúde para todos do axé, de paz, harmonia e crescimento sempre e, principalmente uma obrigação de união e fé, pois todo o restante vem quando se faz o correto e se trabalha em prol do crescimento de todos.