Quarto de Santo

O Quarto de Santo (Peji) é sem dúvida a parte mais sagrada de qualquer casa de religião, é onde realizam-se as obrigações e é o local onde ficam as vasilhas de nossos Orixás com os seus assentamentos, que contém os ocutás que os representam. Isso por sí só já é suficiente para explicar o carinho e a dedicação ao decorar este espaço que é sagrado.

Para esta obrigação a entrada do quarto de santo foi decorada com duas bananeiras grandes, assim como também realizada a ornamentação na rua. Estas bananeiras, após o batuque foram integradas as demais que já estão plantadas no terreno do Ilê Orixá, aumentando desta forma o axé de Xangô.

A decoração dentro do peji contou com a balança em madeira com gamelas decoradas com frutas, representando o equilíbrio de Xangô, a justiça e a serenidade.

E por fim, em cada lado do quarto de santo foi colocado um tambor, símbolos do axé de Xangô.

 

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 973 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar