Troca da água das quartinhas para receber ano de 2019

Como faz todos os anos, no dia 31 de dezembro de 2018, a água de todas as quartinhas do axé foram trocadas, em um gesto de renovação do axé, de novas oportunidades, representando o encerramento de um ciclo e o início de outro. A troca da água das quartinhas foi realizada por alguns filhos do axé na noite do dia 28 de dezembro, já que alguns estariam impossibilitados de estarem no dia 31, data que já estava planejada no calendário religioso da casa.

Durante o ano inteiro apenas se completa a água das quartinhas, com a exceção das quartinhas dos Barás, que semanalmente possuem suas águas trocadas, no final do ano é o momento de fazer a troca da água de todas elas, sem deixar nenhuma delas, para que tudo que é do ano que se encerra fique com ele, e o novo ano possa iniciar com plena excelência. A água possibilita o nascimento, a limpeza e a pureza. Nada se desenvolve sem água, por isso a grande importância deste rito que Ilê Orixá faz todos os anos.

Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexande de Oya Tofã agradecem a dedicação de todos os filhos durante a troca da água das quartinhas e deseja que o axé de renovação seja expandido para a casa de cada um, com muitas novas conquistas, saúde e alegrias na vida de cada um.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 571 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar