18 de Agosto, 2019

Véspera do dia dos pais com quarto de santo cheio

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Fotos: Pai Ronie de Ogum, Mãe Fabiana de Oxum e Vanize de Odé

Na véspera do dia dos pais, foi realizado homenagem aos orixás no Ilê Orixá, organizada pelo filhos de Pai Alexandre de Oya, que realizaram a homenagem aos seus orixás, participaram da organização Pai Antonio de Oya, Jorge de Ogum, Vanize de Odé, Volnei de Ogum, Letícia de Iansã  e Cleber de Ossanha. 

É comum no Ilê orixá a presença de muitos doces e frutas no quarto de santo, além de flores, que ficam depositados sobre o chão de um local sagrado e dedicado aos orixás, ali depositados ficam a espera de serem distribuídos pelos orixás, que manifestados em seus filhos entregam um a um dos doces, frutas e mesmo flores, como forma de distribuir axé, de levar o que precisa ser doado aquele que está necessitando do axé.

Quanto mais fartura se doa, mais se recebe,  mas para isso essa doação é preciso que seja de coração, não para mostrar aos outros, mas sim apenas para o orixá receba.