Decoração das mesas em homenagem aos orixás

Fotos: Pai Ronie de Ogum

No último dia 10 de agosto, véspera do dia dos pais, ocorreu um xirê em homenagem aos orixás na sede do Ilê Orixá. O xirê, que foi organizado pelos filhos de Pai Alexandre de Oya, Volnei de Ogum, Vanize de Odé, Cleber de Ossanha, Jorge de Ogum, Letícia de Iansã e Antonio de Oya. No Ilê Orixá os filhos do axé que possuem orixás assentados podem fazer comemoração para seus orixás, como forma de desenvolver o aprendizado e a dinâmica do axé. É sempre um momento de comemoração, mas também de aprendizado.

Foram preparados axés dos orixás, que foram colocados em mesas decorados pelos filhos, foram servidos nas mesas diversos tipos de doces, polenta, batata doce frita, milho verde e frutas diversas. O orixá se serve de todos os doces, não existe doce que não se possa servir ao orixá, assim como todas as frutas de interesse podem ser servidas.

No Ilê Orixá, os xirês são as pequenas festas, geralmente fechadas ao axé, momento de confraternizar com o axé e amigos próximos, servem para levar o axé dos orixás aos que estão precisando, tornando a casa cada vez mais próxima da comunidade local.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 621 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar