Xangô Odumbadei comemora seus 4 anos

Foi comemorado no dia 8 de outubro de 2019 o aniversário de quatro anos de vasilha de Xangô Godô Odumbadei, orixá da Fortaleza, que teve seu assentamento realizado por Pai Ronie de Ogum Adioko em 2015.

A história de Xangô Godô Odumbadei se confunde com a história da Fortaleza Ilê Orixá, pois quando Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko adquiriram a casa para sede do Ilê, antes da obrigação de Pai Ronie ir para o Ilê Orixá, ainda apenas no espaço vazio, e sem mais nada, Xangô já respondia no espaço sagrado, que com Adioko e Tofã preparavam a Fortaleza.

Pai Ronie, orientado apenas com a sua fé em Ogum Adioko lavou um ocutá de Godô, e o consagrou, colocou no espaço onde mais tarde se tornou o quarto de santo do axé. Quando a obrigação de Pai Ronie veio para o Ilê Orixá, este ocutá não quis ser despachado, e ano de 2015 teve seu assentamento, ficando um orixá para o axé, não da obrigação de Pai Ronie, mas um Xangô da Fortaleza.

Aos que querem entender a Fortaleza sem ser do axé não tem como, pois somente quem está tem como entender, o axé é sempre para todos, mas nem todos são para o axé, pois para ser da Fortaleza é preciso acima de tudo compreender a essência do axé, entender o que é orixá.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 758 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar