Xirê Orixá Exú Bará

Texto e Fotos: Pai Ronie de Ogum Adioko

O dia 7 de fevereiro deste ano, semana de retorno de férias de Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, foi realizado um xirê fechado aos filhos do axé, em homenagem ao orixá Exú, além dos filhos também estavam presentes alguns clientes e amigos que não possuem vínculo religioso com outro axé.

A parttir deste ano, a cada data que tiver um xirê, o que no axé ficou conhecido como xirês de sexta, será sempre em homenagem a um dos orixás. Estes pequenos xirês são datas onde é possível se passar axés dos orixás em quem está necessitando, especialmente axés de saúde e emprego.

Pai Alexandre e Pai Ronie agradecem em especial aos filhos do axé Nícolas de Oxalá e Zulamir de Oxum, que estiveram na tarde que antecedeu o início auxiliando na organização para o xirê. Que o orixá exú esteja sempre ao lado de todos, abrindo novas portas e oportunidades.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 736 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar