Lançamento do livro Ilê Orixá – Uma breve explicação sobre o culto aos orixás

Durante o toque em homenagem a Oya Tofã de Pai Alexandre de Oya, na noite do dia 9 de abril, Pai Ronie lançou seu primeiro livro “Ilê Orixá – uma breve explicação sobre o culto aos orixás”, que além de contar um pouco da história do Ilê Orixá e também a sua história e de Pai Alexandre discute sobre temas relacionados ao batuque do Rio Grande do Sul, dando condições de orientar as pessoas sobre a forma como a casa está fundamentada e a visão sobre a religião africana no estado.

O livro de 241 páginas reúne uma série de textos que foram escritos ao longo dos últimos quatro anos, sobre temas variados, que retratam a religião, está disponível para venda na versão digital e impressa, é possível adquirir o livro diretamente na sede do Ilê Orixá, ou ainda pelo site da editora Bookess. Na versão digital está ainda disponível com a editora Saraiva.

Durante o lançamento no último dia 09 de abril Pai Ronie destacou que o objetivo do livro de maneira nenhuma é de ensinar religião, mas registrar a doutrina da casa e dar condições de fazer com que a religião seja melhor compreendia, discutida e debatida. Foi ainda destacado que a tarefa de registrar o que se faz dentro de um axé deveria ser tarefa de todas as casas de religião, pois é uma forma manter a tradição da casa e propiciar que não se perca o que já foi construído.

Pai Ronie falou ainda que não pretende com o livro dizer que está certo e que os demais pais e mães de santo que conduzem suas casas estão errados, pretende apenas mostrar como o Ilê Orixá está estruturado, de que maneira vive a religião e também de que forma pensa. Após a divulgação do livro ocorreu seção de autógrafos, onde os presentes puderam adquirir o livro ou ainda apenas conhecer a obra.

Pai Ronie de Ogum deseja que está livro dê condições de todos conhecerem melhor a religião dos orixás, e que sirva de forma de divulgação de nossa tradição, de nossos ancestrais e de nossos orixás, objetos de nosso culto.

 

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar