2020 inicia regido por Ogum e Oya

Em consulta ao jogo de búzios no último dia 22 de novembro Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum jogaram sobre o orixá que irá ter a regência do ano de 2020 para o axé Ilê Orixá, pois cada comunidade de axé é diferente, cada comunidade está sempre sob a influência de um orixá, e embora sempre respeitando todas as demais comunidades de axé que definem o orixá do ano de outra forma, o Ilê Orixá define o orixá que irá estar influenciando o seu axé desde o ano de 2017 a partir do jogo de búzios.

Como já disse Mãe Stella de Oxóssi ” a pergunta correta não é qual o orixá que rege o ano e, sim, qual o orixá que rege o ano para aquelas pessoas que cultuam as divindades e estão vinculadas à comunidade em que o jogo de búzios foi utilizado. Se isso não for bem esclarecido e, consequentemente, bem compreendido, parece que todos os sacerdotes erram em suas respostas” e que ” a referida divindade, que se revelou no jogo feito por mim, não esta comandando o mundo inteiro, nem mesmo o Brasil ou a Bahia. Ela é o guia das pessoas que, de uma maneira ou outra (mais profunda – como é o caso dos iniciados; ou mais superficial – os devotos que freqüentam a “Casa”), estão vinculadas a mim”, desta forma é necessário que todos se respeitem e que compreendam que ninguém está errado, mas a influência de cada um dentro de um terreiro está sempre vinculado ao axé.

O Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã e todas as demais casas que estão sob o axé, desta forma estarão sob influência de Ogum e Oya, na entrada do ano e no primeiro semestre de 2020, e o segundo semestre estará sob influência de Oxum Docô e Orumilaia.

PARA ENTENDER O ANO DE 2020

Segundo Pai Alexandre de Oya Tofã, para os filhos do axé Ilê Orixá, o ano de 2020 será um ano repleto de mudanças, com bastante movimento financeiro, com muitas possibilidades de crescimento profissional e facilidade de ganhar dinheiro.

Será um ano intenso, onde se deve evitar atritos e brigas, inclusive em famílias, onde estará propenso a alguns problemas familiares, será necessário evitar falatórios, pois isso irá gerar transtornos.

É necessário os filhos se focarem no lado religioso, pois se não fizerem isso terão tendência a se perderem pela ganância, pela facilidade que o momento irá gerar de produzir dinheiro, o equilíbrio será tudo.

Para o cenário político, logo nos três primeiros meses do ano teremos queda na política, sem apresentar com isso nada de medidas promissoras, pois o cenário não mudará.

Já no Ilê Orixá, será um ano de muita corrida, intenso, não tendo condições de todos conseguirem acompanhar tudo, pois serão muitas as atividades, já que ninguém na casa vive da religião, um ano de expansão ainda mais do axé.

O ano de 2020, em geral será um ano muito bom, de fartura, fertilidade, bom para os filhos da casa, ano de dinheiro, onde todos precisam cuidar dos excessos da vida, os filhos de casa aberta deverão buscar alianças internas e externas, pois somente assim terão condições de manter suas casas e principalmente festas.

Os filhos de maior idade devem aumentar seus cuidados com saúde, pois tudo será possível de ser resolvido. Até o mês de março teremos um período conturbado, e após entra-se em um período de renovação, cuidar para que a fé e a religiosidade não seja perdida e se viva apenas para buscar dinheiro.

Pai Ronie de Ogum Adioko, visualiza um ano que se inicia com alguns problemas envolvendo brigas e justiça, mostrando que o axé pode enfrentar alguns problemas de saúde logo no início do ano, sendo um ano de bastante dinheiro para o axé em geral, mas todos precisam cuidar para não esquecerem de seu orixá, pois quem esquecer de cuidar de seu orixá terá muitas portas trancadas.

O ano será marcado por mudanças de trabalho para algumas pessoas da casa, mudanças essas positivas, o ano de 2020 também será marcado por conquistas na vida de muitas pessoas da casa.

É um ano onde as pessoas devem evitar criar guerras, pois se fizerem isso podem ser presas nas suas próprias armadilhas criadas.

Será um ano propenso ao nascimento de muitas crianças, ano de cura, propenso a muitos doentes conseguindo curar doenças que possuem, mas também será um ano de aparecimento de muitas feridas escondidas no ano anterior, o ano será propenso a aparecer o que se tentou esconder.

Será um período onde a maior parte da população irá resolver problemas financeiros que foram graves durante o ano de 2019.

Oya vem acompanhar Ogum no ano de 2020 para acalmar a sua ira , já que Ogum entra o ano com toda sua fúria, não para destruir, para colocar tudo no lugar, será sem dúvida um ano de prosperidade para a casa de cada um, mas necessário que seja um ano onde o foco principal esteja no espiritual, e que o financeiro será uma consequência. Quem não valorizar o espiritual não terá condições de conseguir ver, de fazer nada pois Oxum irá cobrir, não deixando nada brilhar.

REFERÊNCIA

D´SOGIYAN, Fernando. Orixá regente. Disponível por https://ocandomble.com/2012/12/30/orixa-regente/ Publicado 30 dez 2012. Acesso em 27 nov 2019.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 686 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar