Abertura de Bará no toque em homenagem aos orixás Ogum, Oya e Odé
Por Pai Ronie de Ogum AdiokoTexto: Pai Ronie de Ogum Adioko
Fotos: Alisson de Oxalá
Na noite de comemoração do aniversários aos orixás Ogum, Oya e Odé, no dia 11 de agosto, o tempo estava úmido e um pouco chuvoso, mas isso não foi impedimento para a saudação aos orixás da rua. A abertura para o orixá Bará foi realizada com a casa de Lodê e Avagã aberta e não na rua de costume em dias de tempo seco. A abertura foi conduzida por Volnei de Ogum, Antonio de Oya e Vanize de Odé, que estavam realizando a comemoração de seus orixás na sede do Ilê Orixá.
Após a saudação em frente a porta de Bará e Avagã, foi-se a quarto de santo, onde igualmente foram realizados agradecimentos e pedidos para Bará Agelú, Lanã e Adague, pois todos mesmo que não possuindo orixá assentado e não sendo de Bará, possuímos um Bará responsável por nós, que nos cuida e sempre junto de nosso orixá faz com que nossa vida seja sempre conduzida da melhor forma.
Ao saudar Bará todos podemos agradecer por nossas conquistas, pela vida e também pedir por emprego aos que precisam, pois sem este orixá nada se faz. Embora não seja superior a nenhum deles, pois todos são importantes e igualmente necessários para o andamento correto e adequado da vida e todas as demais atividades que estamos submetidos, desta forma estar bem é estar em equilíbrio com todos os orixás.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.