Abertura de Bará

Texto: Pai Ronie de Ogum / Fotos: Alisson de Oxalá

O Ilê de Iansã e Xangô, localizado em Capão da Canoa, no último dia 16 de novembro, antes de iniciar o seu Toque aberto de inauguração, realizou a abertura ao orixá Bará, no cruzeiro próximo a sua localização.

Com esta abertura uma nova história se inicia para Cátia de Iansã Sessú, que com abre sua casa ao público, e desta forma segue com sua mãe em sua casa, possibilitando assim o crescimento de seu axé.

O orixá Bará ou orixá Exú, ou ainda Exú Bará representa a força que liga todas os demais orixás, é quem nos dá o caminho, abrindo portas e nos mostrando por onde seguir, é um orixá extremamente importante e indispensável para se realizar o culto aos orixás, pois é ele quem nos permite acesso aos demais orixás.

A abertura e também saudação ao orixá Exú, foi realizada por Cátia de Iansã, acompanhada de Pai Ronie de Ogum, Pai Alexandre de Oya e demais irmãos de axé, que se deslocaram até o local da festividade para dar um abraço .

Sobre Alisson de Oxalá 12 artigos
Alisson de Oxalá é filho carnal de Cátia de Iansã Sessú, do Ilê Orixá Iansã e Xangô, de Capão da Canoa, foi iniciado por Pai Ronie de Ogum Adioko. Auxilia na publicação de conteúdos para o Ilê Orixá Iansã e Xangô e do Ilê Orixá Iemanjá e Ogum

Seja o primeiro a comentar