Akòko plantado faz 1 ano

“… akòko desempenha um papel fundamental na união dos seres do Ayé (mundo dos vivos) e Orun (mundo dos espíritos). Seu tronco, que geralmente não é muito ramificado, lembra um grande opó ixé, que ligaria o Céu a Terra …”

No último dia 20 de abril deste ano a muda de akòko plantada por Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko fez 1 ano dentro do axé, plenamente adaptada ao local e trazendo ainda mais axé de saúde e prosperidade para todos que fazem parte do axé Ilê Orixá. No axé da Fortaleza essa folha é utilizada exclusivamente para ritos de saúde, e para o orixá Iroko.

O akòko é uma árvore tão importante que todas as suas partes são utilizadas, suas folhas, galhos, flores e também seu tronco. Na Nigéria é comum os seus troncos serem utilizados em feiras, e estes galhos após colocados na terra costumam brotar com muita facilidade, por isso o akòko está ligado ao culto da prosperidade.

Segundo alguns iniciados, além disso o akoko está presente na entrega de todos os títulos honoríficos na África, e seus galhos junto ao corpo em viagens trazem a proteção, tendo dessa forma a capacidade de agir como um amuleto que protege.

Fonte:

Akòko- A folha do Reconhecimento. Disponível por https://gunfaremim.com/?p=151

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 838 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar