Apresentação filhos de obrigação

Fotos: Léo Kayode / Kayode

É sempre durante a festa de terminação que ocorre a apresentação dos filhos que cumpriram preceitos aos orixás, é o momento de apresentar a comunidade batuqueira os passos dados por cada filhos dentro do rito, pois é uma forma de mostrar sua história, uma forma de lembrar ano a ano a evolução do filho, pois todos somos forjados obrigação após obrigação

Esta foi a apresentação dos filhos de axé que Pai Ronie apresentou seus filhos prontos com os orixás Mãe Alessandra de Iemanjá, Mãe Adriana de Iansã, Ivone de Iemanjá e Cátia de Iansã, na ocasião também assentaram orixás os filhos Marcelo de Xangô, Divina de Oxum e Janaína de Oya. Na mesma ocasião foram apresentados demais filhos de obrigação.

O momento da apresentação dos filhos é sempre de muita emoção, pois se lembra o rito de cada um, as expectativas individuais e também toda a recompensa que se sabe que cada um irá receber.

Nessa obrigação dos 14 anos de Ogum Adioko o Ilê Orixá se mobilizou durante quase trinta dias envolvidos em obrigação, tendo mais de 20 pessoas recolhidas o que determinou muito trabalho de diversos filhos que durante todo o período de recolhimento estiveram auxiliando a servir e preparar os alimentos para cada um.

Que a obrigação que cada um dos filhos cumpriu seja de muitas alegrias na vidas de cada um, de conquistas, de prosperidade e principalmente de muito axé para cada, pois com fé nos orixás e o axé sempre renovado tudo sempre é possível de ser conquistado.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 838 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar