Axé da balança

Fotos; Cláudia Ribas

Durante o toque de terminação da obrigação de Oya Tofã e seus filhos, ocorreu balança para confirmar a obrigação de Antonio de Oya, Cará, de Volnei de Ogum Bolá e de Pai Alexandre de Oya Tofã. O axé da balançã é um rito onde participam somente os inciados que possuem obrigação de 4 pé.

O Ilê Orixá é um axé fundado sob a bandeira de Xangô Aloxé,  e a balança, sempre é um axé de máximo respeito, momento de reflexão, de pensar em tudo que se fez, de nossas ações frente ao sagrado. Durante a balança não deve ser o momento de observar uns aos outros, mas sim apenas de concentração, momento de bons pensamentos.

A balança é sempre realizada em círculo, todos de mãos dadas, separadas pelo orixá de iniciação, é onde os orixás se manifestam primeiramente durante a obrigação de  4 pé. Para algumas nações, os orixás podem se manifestar antes,o que em nada determina a falta de respeito ou de veracidade da obrigação, pois para cada iniciação a tradição pode ser diferente.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 551 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar