Chamado aos orixás

É tradição no batuque gaúcho realizar  o chamado aos orixás antes de qualquer obrigação e este chamado está ligado a pedir autorização para seguir, a comunicar ao sagrado que daremos início a um novo rito, significa também dizer que pedimos o seu auxílio, para que tudo ocorra de forma correta, tranquilo, e que desta forma satisfaça a vontade do sagrado.

O dia 7 de abril, no Ilê Orixá foi mais uma noite de chamar os orixás para iniciar a obrigação de terminação, que ocorreu ao longo do mês de março, culminou com este toque de terminação e com a levantação da obrigação no dia 8 de abril.

No Ilê Orixá durante o chamado aos orixás é comum todos os filhos do axé estarem de joelhos, também para agradecer e pedir aos orixás, Que todos os pedidos sejam atendidos, mas principalmente que os orixás permitam sempre paz, saúde e alegria  para todos.

 

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 574 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar