Canja da mesa de Ibeji

A canja é um alimento simples e antigo, mas que está presente em todas as mesas de Ibeji, preparada com aves da obrigação é um axé de saúde, de fortalecimento e também de prosperidade, é o primeiro alimento que é servido as crianças, que após serem servidas coma canja recebem os doces. Desta forma, o preparo da canja deve ser realizado com respeito pois é uma comida de axé.

No Ilê Orixá primeiramente são servidas as crianças que estão sentadas na mesa, e depois do rito são servidas todas as demais crianças e adultos que estiverem presentes. pois o axé é sempre para todos.

Nos detalhes das fotos, a canja sendo servida por Zulamir de Oxum, em pratos para ser levada ao salão dos orixás, para a mesa que ocorreu no dia 19 de outubro, como parte das comemorações dos 14 anos de Ogum Adioko de Pai Ronie.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar