Chegada dos orixás de Cátia de Iansã em Capão da Canoa

O tempo chuvoso do dia 10 de novembro não impediu a chegada dos orixás de Cátia de Iansã em seu Ilê, dando início a uma nova história. Com a chegada de seus orixás, é fundado o Ilê Orixá Iansã e Xangô, dirigido por Cátia de Iansã, filha de Pai Ronie de Ogum, mais uma extensão do axé, extensão do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã.

O Ilê Orixá Iansã e Xangô foi fundado na casa onde antes já morou Pai Alexandre e Cátia de Iansã, que passou por diversas reformas para poder receber seus orixás. assim o local é especial, pois carrega lembranças que o tempo os torna vivas.

Com a Fundação do Ilê Orixá Iansã e Xangô, o Ilê Orixá passa ter uma ramificação no litoral gaúcho, mais uma raiz plantada, que em breve terá muitos frutos para serem colhidos, pois axé é sempre movimento, não existe axé estagnado.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 686 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar