Fortaleza Ilê Orixá comemora 5 anos de Xangô Odumbadei

Há 5 anos Xangõ Godô Odumbadei estava sendo assentado por Pai Ronie de Ogum Adioko, um orixá que é responsável por todos do axé e também por manter a raiz do axé cada dia mais viva e forte.

Odumbadei é o orixá juntamente com Ogum Adioko e Oya Tofã que estruturam o axé e o fundamentam. Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya possuem origem religiosa em Xangô Godô e assim Odumbadei de maneira nenhuma substitui Xangô Aloxé, mas o representa, é um de tantos outros axés que caracterizam a Fortaleza Ilê Orixá.

Este não é um Xangô do Povo, e nem mesmo se possui pretensão para isso, é o Xangô da Fortaleza, é o Xangô de nosso axé, que nos une, nos diferencia e também nos orienta. Xangô vive dentro de todas as paredes aqui da Fortaleza Ilê Orixá, está presente em cada tijolo colocado e também em cada folha que se planta no axé.

Odumbadei representa a justiça e a força de Xangô que sempre conduz o axé da Fortaleza e possibilita que sempre se ande para frente, com equilíbrio e uma direção correta sempre.

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 835 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar