Fortaleza Ilê Orixá comemora 9 anos

Foto: Pai Ronie de Ogum / Arquivo Ilê Orixá

Ẹni tó nbẹ Òrìṣà kì í bẹ èyàn!

Quem pede ao Òrìsà, não precisará pedir ao homem!.

Há 9 anos Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko fundavam a Fortaleza Ilê Orixá, inicialmente chamada de Ilê Orixá Ogum Adiokô e Oya Tofa e, hoje conhecida simplesmente como Fortaleza, e ao contrário do que muitos que hoje conhecem o axé, o início não foi nada fácil, mas trilhado sempre em um caminho correto, com fé e dedicação aos orixás. Já se passaram 9 anos e a Fortaleza foi construída, agregando a cada dia mais pessoas ligadas por um mesmo objetivo, fazer a religião dos orixás sempre com igualdade entre todos e auxiliando todos os merecedores do axé dos orixás, pois para receber o axé é preciso se doar, é preciso fazer religião de forma correta.

Foram erguidas paredes, que sustentadas pelo ferro e pelo vento possibilitam que todos tenham condições de serem bem acomodados e recebidos, uma grande família foi construída, permitindo que afeto e respeito mútuo fosse igualmente distribuído entre todos, já que todos são iguais em direitos e também em deveres.

Em 9 anos as mudanças foram sempre constantes, mas sem nunca perder a essência inicial e o projeto de resgate de nossa religião atrelada sempre com trabalho social e a igualdade de todos. Ser do Ilê Orixá é acreditar que a religião serve para ajudar todos, mas todos possuímos responsabilidades, que nos fazem dessa forma crescer e se estabelecer com força e o axé de todos.

Nesses 9 anos nós da família da Fortaleza Ilê Orixá temos a certeza de estar no caminho certo, mas com a certeza que ainda existem obstáculos para serem alcançados, para serem trilhados, pois orixá é sempre movimento, é sempre a mudança para melhor, sempre com respeito com todas as diferenças que existem

Que o axé de todos os orixás seja sempre para trazer as melhores alegrias para cada um, para que assim todos aproveitem o tempo que possuem no aye da melhor forma possível e que cada um ao olhar para trás saiba que deu sempre o seu melhor, pois recebemos da vida aquilo que nos propomos a dar, só é feliz os que propiciam a felicidade dos outros, somente se cresce se ajudamos também outros a crescerem. Axé da Fortaleza para todos!

Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 1026 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar