Ilê Orixá é presenteado com muda de Obi
Durante visita ao Pai Ronie de Ogum, em sua obrigação de bori, os filhos do axé Érica de Oya e Jorge de Ibeji presentearam o Ilê Orixá com uma muda de Obi, adquirida, na cidade de São Paulo, cultivada pelo Sr Reginaldo Fernandes, que é um produtor rural especialista no cultivo de plantas utilizadas na religiosidade africana.
A muda foi colocada no quarto de santo do axé no dia 24 de agosto, onde permaneceu durante a semana, para futuramente ser retirada do vaso e plantada no solo em definitivo.
O Obi é um fruto sagrado, consagrado aos orixás, conhecido como um fruto de boa sorte, que carrega todos os desejos das divindades Paz, Prosperidade, Concórdia e Aiyé, essa última a única feminina, é o fruto que carrega todos os melhores desejos, fruto criado a por Olodumare a partir das orações destas divindades.
Conta o mito que o Obi é um fruto que somente se desenvolve nas casas onde existe o respeito aos ancestrais e aos mais velhos, pois foi uma divindade mais velha, Elénìnìí, da casa de Olodumare que conseguiu descobrir de que forma deveria este fruto ser consumido.
A Obi é uma das árvores sagradas africanas, de grande importância para todo o culto afro e que estar presente em todos os Ilês espalhados, pois é uma forma de trazer estes desejos todos de realização para o espaço físico, e em consequência para todos os seus frequentadores, como muitas vezes já foi dito não existe culto ao orixá sem folha, pois o orixá vive em cada folha que vive e que também que cai na natureza.