Ilê Orixá é presenteado com muda de Obi

Durante visita ao Pai Ronie de Ogum, em sua obrigação de bori, os filhos do axé Érica de Oya e Jorge de Ibeji presentearam o Ilê Orixá com uma muda de Obi, adquirida, na cidade de São Paulo, cultivada pelo Sr Reginaldo Fernandes, que é um produtor rural especialista no cultivo de plantas utilizadas na religiosidade africana.

A muda foi colocada no quarto de santo do axé no dia 24 de agosto, onde permaneceu durante a semana, para futuramente ser retirada do vaso e plantada no solo em definitivo.

O Obi é um fruto sagrado, consagrado aos orixás, conhecido como um fruto de boa sorte, que carrega todos os desejos das divindades Paz, Prosperidade, Concórdia e Aiyé, essa última a única feminina, é o fruto que carrega todos os melhores desejos, fruto criado a por Olodumare a partir das orações destas divindades.

Conta o mito que o Obi é um fruto que somente se desenvolve nas casas onde existe o respeito aos ancestrais e aos mais velhos, pois foi uma divindade mais velha, Elénìnìí, da casa de Olodumare que conseguiu descobrir de que forma deveria este fruto ser consumido. 

A Obi é uma das árvores sagradas africanas, de grande importância para todo o culto afro e que estar presente em todos os Ilês espalhados, pois é uma forma de trazer estes desejos todos de realização para o espaço físico, e em consequência para todos os seus frequentadores, como muitas vezes já foi dito não existe culto ao orixá sem folha, pois o orixá vive em cada folha que vive e que também que cai na natureza.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar