Ilê Orixá faz saudação ao orixá Exú para iniciar 2020

Foto: Vanessa S. Fotos

O Ilê Orixá recebeu na virada do ano o orixá Exú Bará no cruzeiro, primeiro orixá a ser reverenciado no ano novo, que para o axé será regido por Ogum e Oya no primeiro semestre e a partir do segundo semestre por Oxum Docô e Orumilaia, um momento de muita emoção e fé tomou conta de todos que estavam presentes no momento.

E após se receber o novo ano no cruzeiro, com uma chuva de pipoca, todos se dirigem ao quarto de santo, onde se bate cabeça e se reverencia os orixás regentes do ano que incia, somente após o rito é que todos os presentes estão liberados para sua comemoração de fim de ano. A passagem do ano novo no Ilê Orixá não é data obrigatória para os filhos do axé, mas já a alguns anos reúne dezenas de filhos do axé.

Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum desejam que o ano que se inicia seja maravilhoso para todos, cheio de muita saúde, conquistas materiais e acima de tudo um ano cheio de axé para todos.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 708 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar