Limpeza para receber orixás regentes de 2018
Limpeza para receber orixás regentes de 2018
Estar limpo é estar livre de energias que nos atrapalham, de energias acumuladas durante o ano que nos fazem estar mais cansados, desgastados e também mais fracos, por isso todos os anos é necessário fazer uma limpeza, para que estas energias acumuladas sejam retiradas, e estejamos em condições de receber axé de saúde, de alegria, conquistas e proteção.
É importante estar limpo para poder absorver melhor a energia nova, para poder nos ligar a renovação, as novas possibilidades e também a novos rumos, novas oportunidades. Se despir algumas vezes de mágoas, para criar possibilidades de novas alegrias serem absorvidas. Estar limpo é também se preparar para receber o novo, se preparar que os velhos amigos nos vejam como realmente somos sem poeira que muitas vezes nos cobre. Se limpar é gesto de carinho com nós e principalmente com os que nos rodeiam, pois estando limpos transmitidos apenas boas energias.
Desta forma o Ilê Orixá realizou a sua limpeza de fim de ano no dia 17 de dezembro de 2017, foi o momento de limpar os filhos do axé, os amigos e também os clientes, durante o dia todo, neste ano a limpeza além de Pai Alexandre e Pai Ronie contou a ajuda durante o dia de Cátia de Iansã Sessu, Alisson de Oxalá e Divina de Oxum, e a noite a ajuda de todos os demais filhos do axés.
QUE ORIXÁS IRÃO REGER O ANO DE 2018
O Ilê Orixá não compreende o orixá que irá conduzir o ano ano de acordo com o dia da semana que o ano inicia, pois entende que cada Ilê é unico, que cada pai ou mãe de santo que conduz o espaço sagrado é único e desta forma não se pode pensar que todos estarão sob influência do mesmo orixá durante um ano inteiro, pois muitos são os fatores que influenciam cada um dos Ilês.
No ano de 2017, Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum após consulta ao jogo de búzios identificaram como orixás regentes para o ano de 2018 os orixás Xangô Godô, acompanhado de Oxum Docô e Odé acompanhado de Iemanjá, serão os condutores do ano de 2018 para todos os que fazem parte da família Ilê Orixá.
O será iniciado sob influências de Xangô Godô e Oxum Docô, orixás ligadas, criando um início de ano com equilíbrio entre todos. Xangô está ligado a justiça,
A partir do segundo semestre, é Odé e Otim acompanhado com Iemanjá que nos orienta, enquanto o primeiro semestre será de pequenas mudanças, orientadas sempre na forma correta de agir, pois Xangô sempre julga por nossas ações, é necessário sempre ser justo com todos, pois desta forma não seremos julgados por Xangô, e Oxum como mãe está sempre pronta para acolher a todos, sempre pronta para ajudar. Xangô nos ensina a sempre saber escutar mais do que falamos, pois a fala excessiva ou sem ser bem penado pode ser um problema, que pode gerar conflitos e desencontros. A fala também pode unir, ajudar e resolver injustiças. A partir do segundo semestre é de conquistas de objetivos, de algumas mudanças, de novos espaços. Tempo de se pensar no que foi feito para poder planejar o futuro.
Odé está ligado a preservação da mata, a conquistas na vida e também ao planejamento estratégico, é o orixá que está ligado a fartura, a abundância de alimentos, por isso são filhos quando estão em desequilíbrio com sua energia, tendem a ter problemas inclusive com a alimentação, ficam perdidos, desorientados.
E Iemanjá, trás consigo o acolhimento da mãe sempre pronta para auxiliar, tentar ajudar a todos, nem que para isso seja necessário se sacrificar, e mesmo se recolher em silêncio para não ver seus filhos sofrerem. Em um período regido por Iemanjá é importante sempre ser receptivo com todos, é o momento de pensar em tudo que já fizemos, se recolher para verificar o que podemos melhorar, pois todos sempre podemos ser melhores, em atitudes, comportamento ou em nossas casas.
Que todos os orixás possibilitem um ano maravilhoso de axé, extensivo a suas famílias e amigos, e que o axé de cada orixá seja sempre para trazer alegrias, saúde, paz e harmonia na casa de cada um.