Nota de falecimento – Pai Sérgio de Xangô
Recebemos hoje pela manhã a notícia que Pai Sérgio de Xangô Godô Aloxé, faleceu, dirigente do Ilê Obá Iná Sangô Godô Aloxé, no distrito de Morungava, na cidade de Gravataí. O dia 31 de maio sempre será lembrado com muita tristeza.
Pai Sérgio de Xangô foi o responsável por dezenas de iniciações dentro de seu axé, responsável pela iniciação de Pai Alexandre de Oya Tofã e iniciação de Pai Ronie de Ogum Adioko. Foi o responsável pelo assentamento de Ogum Adioko e demais orixás, e também Oya Tofã e outros orixás.
Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, após jogarem búzios, foram orientados a seguir luto de 60 dias dentro do axé, assim toda família Ilê Orixá está em luto até o dia 30 de julho deste ano, ficando neste período todas as obrigações canceladas e os filhos orientados a não participarem de festas ou qualquer tipo de tambor.
Como Pai Sérgio dizia ou Baba como a maioria o conhecia “somos apenas uma passagem aqui, todos temos um tempo, o tempo que o orixá nos dá”.
O axé de Xangô Aloxé vive no coração de cada um que o conheceu, que sentiu a sua força, que foi amparado por ele, que foi iniciado. O seu axé vive em cada um que carrega uma parte do axé recebido dele.
Que todos os orixás o recebam de braços abertos, que seu Pai Xangô Aloxé encaminhe seu Ori para seu lugar no Orun, retornando para a sua massa de origem, completando desta forma seu projeto mítico de vida aqui no Aye, e que Xangô Aloxé conforte a todos os seus filhos.