Nota de falecimento – Pai Sérgio de Xangô

Recebemos hoje pela manhã a notícia do falecimento de Pai Sérgio de Xangô Godô Aloxé, dirigente do Ilê Obá Iná Sangô Godô Aloxé, no distrito de Morungava, na cidade de Gravataí.

Pai Sérgio de Xangô foi o responsável por dezenas de iniciações dentro de seu axé, responsável pela iniciação de Pai Alexandre de Oya Tofã e iniciação de Pai Ronie de Ogum Adioko. Foi o responsável pelo assentamento de Ogum Adioko e demais orixás, e também Oya Tofã e outros orixás.

Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, após jogarem búzios, foram orientados a seguir luto de 60 dias dentro do axé, assim toda família Ilê Orixá está em luto até o dia 30 de julho deste ano, ficando neste período todas as obrigações canceladas e os filhos orientados a não participarem de festas ou qualquer tipo de tambor.

Como Pai Sérgio dizia ou Baba como a maioria o conhecia “somos apenas uma passagem aqui, todos temos um tempo, o tempo que o orixá nos dá”. 

O axé de Xangô Aloxé vive no coração de cada um que o conheceu, que sentiu a sua força, que foi amparado por ele, que foi iniciado. O seu axé vive em cada um que carrega uma parte do axé recebido dele.

Que todos os orixás o recebam de braços abertos, que seu Pai Xangô Aloxé encaminhe seu Ori para seu lugar no Orun, retornando para a sua massa de origem, completando desta forma seu projeto mítico de vida aqui no Aye, e que Xangô Aloxé conforte a todos os seus filhos.

 

 

 

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 571 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar