O cultivo das ervas no Ilê Orixá Ogum Ajôjo e Oxum

Fotos: Zulamir de Oxum

Na Fortaleza Ilê Orixá sempre houve a preocupação por parte de Pai Ronie e Pai Alexandre dos cuidados com as ervas cultivadas no Ilê. Todo esse cuidado sempre foi e é passado para os filhos. Não poderia ser diferente na casa de Pai Jorge de Ogum, pois lá quando chegou não havia um local para o cultivo das ervas, não havia terra para plantar somente piso.

No decorrer dos anos tudo foi mudando. Hoje Pai Jorge tem no seu Ilê, localizsdo na cidade de Cachoeirinha, uma grande parte das ervas utilizadas para banhos, onde pode ajudar seus clientes quando é necessário o uso delas. Para os filhos da Fortaleza o lançamento do livro de Pai Ronie “ EWÉ ORÒ – As Folhas Sagradas na Fortaleza Ilê Orixá” só veio confirmar a importância do cultivo das ervas nos Ilês dos filhos da Fortaleza. Adupe, adupe a Ossanha o dono de todas as folhas.

O cultivo das ervas no Ilê Orixá Ogum Ajôjo e Oxum
Sobre Zú de Oxum 12 artigos
Licenciada em Pedagogia/Supervisão Escolar (FAPA). É supervisora na Escola Estadual Neuza Goulart Brizola em Cachoeirinha. É filha de santo do Babalorixá Alexandre De Oya Tofã e afilhada do Babalorixá Ronie de Ogum Adioko na Fortaleza Ilê Orixá Ogum Adiokô e Oya Tofã. Uma eterna apaixonada pela sua religião.

Seja o primeiro a comentar