O que comemorar no dia 21 de janeiro?

O dia 21 de janeiro é data de comemoração do Dia Mundial da Religião e no Brasil Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, mas o que temos para comemorar em um país onde diariamente existem casos de intolerância, onde existem centenas de pessoas que necessitam esconder sua religiosidade para serem aceitas.

O que esperar de um país laico em que o Estado possui sua religiosidade exposta em diversos locais públicos, com a exposição de crucifixo e onde a maioria dos feriados são religiosos, de acordo com interesses da tradição religiosa dominante.

Para se poder comemorar de forma efetiva o 21 de janeiro é importante que a cultura da tolerância seja vivida por todos, que seja incentivada pelo Estado, e principalmente que sacerdotes de tradições religiosas diversas aprendam todos a conviverem em harmonia, dedicando cada vez mais tempo para professarem a sua fé, e menos tempo para falar das outras tradições. É necessário que se incentive a cultura da paz, da compreensão e da harmonia entre todos.

Todos somos responsáveis pela intolerância religiosa, quando incentivamos o ódio contra outras crenças, quando nos omitimos ao ver ocorrer casos de intolerância, e também a sempre acreditar que a nossa crença é a correta. Ser tolerante não é apenas aceitar, é mais que isso, é respeitar e entender que todos possuem direitos iguais de expressar e professar sua fé.

Fonte: A imagem utilizada está disponível em http://diversidade-religiosa.blogspot.com/

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 574 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar