Obrigação de Bori de 4 pé de Pai Ronie de Ogum

Foi realizado  por Pai Ronie de Ogum Adioko a  obrigação anual no último dia 12 de julho, tendo cortado 4 pé para seu ori, na presença de Pai Alexandre, Mãe Fernanda e filhos e do axé Ilê Orixá e Ilê Axé Orixá.

Mais uma obrigação de fé, de força, de novas energias, de contato com nosso ori e nosso orixá. A cada obrigação que se realiza de bori, novos são os aprendizados, as experiências e também a compreensão cada vez melhor da religião dos orixás.  Realizar obrigação a ori é ter um novo momento de se conectar ori-inu e ori-orun, momento de saber o quanto cada um de nós pode ser grande ou ser pequeno, como diz o provérbio iorubá “ORÍ ENI NÍ UM’NI J’OBA” – A cabeça de uma pessoa faz dela um rei”, cada um de nós é do tamanho de nosso sonho, todos podemos buscar o que queremos, é preciso apenas ir buscar, com trabalho, dedicação e acima de tudo FÉ, pois a fé tudo pode construir.

Obrigado a todos os filhos e netos, obrigado a todos que juntos fazem parte desta fortaleza, e em especial aos orixás Xangô Aloxé que me iniciou, Ogum Adioko, orixá responsável por cuidar de meu ori, Oya Tofã de Pai Alexandre Reis por estar sempre ao meu lado orientando e conduzindo junto de Adioko, e Xangô Fumilayo de Mãe Fernanda Heinrich que desde o início, sempre esteve presente, e orixá padrinho do Ilê Orixá. Adupé! Axé!

 

 

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 571 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar