Um novo ano se iniciou e os ritos aprendidos seguem sendo praticados no Ilê Orixá, que teve como sua primeira atividade religiosa a realização da abertura para o orixá Exú o cruzeiro, como forma de agradecer ao ano que encerrou e de pedidos que o novo ano seja um ano de paz, harmonia, saúde e conquistas para todos.
O orixá Exú Bará é sempre reverenciado com pipoca na rua, a pipoca representa fartura, clareza, caminhos que se abrem para oportunidades e novos rumos na vida. Deve sempre ser o primeiro orixá a ser lembrado após Ori, não é o mais importante pois todos são iguais, mas recebeu de Olodumare o direito de ser reverenciado em primeiro lugar. Nenhum pedido aos demais orixás é atendido, dai sua importância para o culto.
Desta forma nada mais correto que sempre se iniciar o ano com este orixá que está sempre presente, levando nossos pedidos e também nossos agradecimentos a todos os orixás. Para a comunidade Ilê Orixá este ano será de Ogum, e trás consigo os orixás Oya e Iemanjá, e como Bará está sempre presente é Bará Lanã que acompanha este ano.
Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko agradecem a todos os filhos que estiveram presentes e desejam que este ano novo seja ótimo para todos que de alguma forma estão ligados ao axé Ilê Orixá, e deseja que Exú Bará esteja sempre ao lado de cada um criando as condições necessárias para muitas novas oportunidades e alegrias na vida.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.